terça-feira, 8 de dezembro de 2020

Por onde começar?

    Existe filosofia no Brasil? Existem filósofos (a)? ou uma filosofia brasileira? Se você é professor de filosofia provavelmente já ouviu alguma destas perguntas ou todas.
    Mas por onde começar? que fontes devo indicar para meus alunos ou usar para montar um plano de aula? É exatamente isso que iremos sugerir neste post, algumas fontes que servem simultaneamente como uma introdução para os curiosos no assunto ou então como o material de apoio para seu plano de aula.

Crítica da razão tupiniquim

    Escrito por Roberto Gomes e publicada em 1990, é um livro de introdução ao tema muito bom, não apenas por contextualizar o debate ao separar as diferenças entre as questões que abriram esta postagem, como também cativa pela linguagem e o humor presentes na obra.
    Sempre fazendo referências a cultura brasileira e desenvolvendo sua reflexão a partir de sua brasilidade, o livro segue um ritmo provocante e de ensaios. O tornado a primeira escolha para uma introdução a filosofia e/ou uma forma de apresentar a filosofia aos adolescentes.
    Por fim, o livro ainda apresenta de maneira geral algumas das escolas de pensamento formadas no brasil, como o ecletismo e o positivismo. De modo que, mesmo que esta seja a primeira vez que você ouve falar destes temas será possível compreender com facilidade.

História da filosofia no Brasil: O período colonial (1500 - 1822)

    Escrito por Paulo Roberto Margutti, o livro é uma obra extremamente detalhada sobre como o Brasil recebe suas influências filosóficas de Portugal e os pensadores brasileiros que, a partir deste solo, refletiram sobre filosofia. O o livro é a primeira parte de uma trilogia focada em historia da filosofia brasileira.
    Dentro da segunda parte do livro, o professor Paulo Margutti também destina dois capítulos para as contribuições indígenas e dos africanos no brasil. A única crítica a esta parte se refere ao seu tamanho muito reduzido para tratar este assunto, mas ainda sim conta com um mapeamento muito bem feito sobre cada local e momento destas contribuições.
    O livro como um todo contém notas técnicas e um dicionário para ajudar em sua leitura que, no entanto, pode ser muito densa. Como um todo o livro internamente é divido por períodos e assuntos o que torna sua leitura muito organizada e objetiva.
    Recomendo, em especial, para os professores que desejam montar um plano de aulas e estão em busca de informações.

Filosofia Brasileira 

    Escrito por Ronie Tales da Silveira, é um livro que se propõem colocar a forma de se fazer filosofia no Brasil como uma questão filosófica, pensando conceitos e critérios de análise a partir da cultura brasileira, o livro mantém uma linguagem acessível sem perder o rigor filosófico.
    Este material tem a vantagem de poder ser baixado de modo gratuito na editora FHI. Uma introdução a este texto pode ser também o podcast filosofia pop, disponível no youtube, que entrevistou o professor Ronie e ele fala sobre seu livro.
    Como uma sugestão este livro pode ser lido por quem desejar uma abordagem intermediaria entre o livro de Roberto Gomes e o livro de Margutti. 

Obrigado.
Deixe seu comentário, mas só se você quiser.  
    

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Onde estão as pensadoras brasileiras?

   Se já estivemos em dúvida sobre a existência pensadoras brasileiras, com textos como o Acerca da existência de filósofas no Brasil , da ...