Se já estivemos em dúvida sobre a existência pensadoras brasileiras, com textos como o Acerca da existência de filósofas no Brasil , da pensadora Ana Míriam Wuensch, não há mais como continuar com tal questionamento. Pois aqui vemos caminhos abertos nos apresentando onde procurar por essas mulheres que têm tanto a nos dizer, mostra que iremos achá-las em caminhos não ortodoxos, talvez suas teses não estejam aos montes em bancos de currículos Lattes. Mas isso não quer dizer que elas não existem, muito pelo contrário, temos de nos acostumar a ideia de que pensamentos importantes não se fazem apenas na academia. Inclusive, muitas mulheres que propõem reflexões filosóficas não são chamadas de pensadoras ou filósofas, chamamos de escritoras, por exemplo, Clarice Lispector, e como ela há muitas outras. Lembrando que não existe demérito nenhum em ser escritora, a questão é a falta de reconhecimento em uma área na qual elas contribuem muito.
sexta-feira, 11 de dezembro de 2020
Onde estão as pensadoras brasileiras?
Quando se fala de pensadoras no Brasil, não podemos esquecer que grande partes delas são negras e que este é um dos motivos para que sejam invisibilizadas. Para pensar a partir da perspectiva dessas mulheres, existe o texto Pensar o Invisível: As mulheres negras como produtoras de pensamento filosófico, de Aline Matos da Rocha. O qual aborda importantes questões acerca da invisibilidade do pensamento filosófico de mulheres negras, a ideia é passar a ver aquilo que é ignorado pela supremacia masculina e branca, ocupando-se do que pensadoras negras disseram. O texto problematiza questões como a violência presente em definir uma coisa opondo-a a outra (ser/não-ser), a autora nos mostra que uma das partes sempre acaba sendo inferiorizada em detrimento da outra nesse processo. Dessa forma, além de estarem em posição de desvantagem em relação aos homens, as mulheres negras também o estão em relação aos brancos. Afinal de contas, quando o parâmetro é masculino e branco, há tentativas de silenciar pensadoras negras em todos os momentos.
Portanto, vê-se que as pensadoras brasileiras estão em vários lugares, pensando a partir de várias posições sociais que mulheres ocupam. Houve apenas a escolha de não as deixarem tão visíveis assim. Mas trabalhamos para que isso aconteça cada vez menos, até não acontecer mais.
Um abraço,
Até a próxima.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Onde estão as pensadoras brasileiras?
Se já estivemos em dúvida sobre a existência pensadoras brasileiras, com textos como o Acerca da existência de filósofas no Brasil , da ...
-
Se já estivemos em dúvida sobre a existência pensadoras brasileiras, com textos como o Acerca da existência de filósofas no Brasil , da ...
Nenhum comentário:
Postar um comentário